Foram realizadas várias atividades e a culminância se deu com a visita dos alunos e professoras à AVP (Associação das Voluntárias de Patrocínio).
Conheça o projeto!
Projeto Literário
“Pollyanna”
Resumo do livro
Trata-se da história de uma menina de onze anos, filha de um missionário
pobre, que após ficar órfã, vai morar em outra cidade com uma tia rica, rígida e
severa, a qual não conhecia previamente. Pollyanna ensina ás pessoas de relação
na nova comunidade o jogo do contente, que havia aprendido com seu pai no dia
em que esperava ganhar uma boneca e recebeu um par de muletinhas. Seu , pai lhe
explicou que não existia nada que não pudesse ter; qualquer coisa é capaz de
nos fazer contente, e ela então ficou contente por não precisar das muletinhas.
E depois desse dia criou o jogo de procurar em tudo que há ou acontece, alguma
coisa que a faça contente e o ensinar sempre que encontrar alguém triste,
aborrecido ou mal-humorado.
Quem não conhece pode achar o
livro piegas e bobo, mas a doçura com que a autora construiu a personagem fez
com a história de Pollyanna fosse muito mais que um drama. A menina não é boba,
não é inocente além da conta, não sofre de autopiedadee, não é, nem de longe, o
modelo perfeito de criança. Ao contrário, é espivitada, curiosa, atrevida,
espirituosa e determinada. Teima quando acha que está certa e tenta fazer de
tudo que está ao seu alcance para que as coisas saiam da forma que ela quer. Mas
apesar disso, é sempre doce e amável com todos e seu jeito espontâneo é o que
acaba cativando todos.
O grande desafio do Jogo do
Contente é encontrar a felicidade em todos os momentos, mesmo nas pequenas
coisas e ainda parece não existir motivo nenhum para ser feliz. Não é o
otimismo utópico, não é aquele sentimento que a máxima encerra, “no final tudo
dá certo”, não é uma fuga da realidade; é uma forma de enxergar o mundo e o que
acontece nele, procurando focar no melhor de cada coisa e de cada ser.
Título/Tema
|
Conteúdo
|
Período de execução
|
Turmas atendidas
|
Pollyanna
Literatura
e valores
|
Português
|
1º
Bimestre (fevereiro, março e abril de 2012).
|
Turmas
I. II e III do 5º ano do Ciclo Complementar
|
Objetivos
·
Inferir,
no texto literário, a pessoa real-autor e a pessoa ficcional narrador.
·
Identificar,
entre as partes de um texto, relações de causa, comparação e oposição;
·
Explicar
o uso, em um texto escrito, de marcas da língua falada e seu efeito
estilístico;
·
Estabelecer
relação, no interior de um texto, entre um problema apresentado e a solução oferecida;
·
Selecionar
estratégias de reescrita de textos, considerando sua finalidade, gênero,
interlocutor e contexto.
·
Identificar
os elementos constitutivos do gênero bigrafia
Estratégias
·
Procedimentos de leitura “Hora do
Conto”
Este momento consiste
em oferecer sessões de contação de histórias e de atividades de promoção da
leitura e interpretação de texto, pois o professor precisa ler para que seus
alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma.
Numa primeira fase,
as crianças irão escutar histórias simples, mas com um fundo psicológico,
emocional, ético e moral e de noções de preservação do meio ambiente, falando também
da pluralidade cultural, utilizando o livro Pollyanna, faremos a leitura
compartilhada.
Na segunda fase as
crianças vão aprender a interpretar a história ouvida, através de desenhos,
teatro, textos e conversas sobre os temas abordados.
·
Conhecendo a autora:
Investigação sobrea a
vida da autora, podendo utilizar as aulas de informática para este fim.
·
Apresentação do filme “Pollyanna”:
Problematização sobre a versão do
livro e a versão do filme.
·
Proposta
da Campanha “ Jogo do Contente”:
Conhecer o trabalho da AVP(Associação das Voluntárias
de Patrocínio) no qual consiste em prestar assistência ás gestantes e recém nascidos
carentes e arrecadar vestuário e produtos de higiene para fazerem uma doação.
·
Releitura
e Retextualização:
Solicitar que as crianças deem um novo final ou inicio
à história lida;
Releituras conjugando a linguagem (com sínteses), como
forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
·
Produção
Textual:
Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens
considerando características físicas e psicológicas.
·
Sistematização
do trabalho:
No contato com o texto autobiográfico, incentivaremos os
alunos a descobrirem sentimentos, experiências ou pensamentos relacionados a
construção da identidade. Por meio da analise e reflexão sobre a vida de
Pollyanna, possibilitaremos o desenvolvimento de valores e atitudes positivas
em relação ao “OUTRO”, para assim, levar os alunos ao autoconhecimento e se
expressarem sobre si mesmos.
Referências:
Paradidático:
Pollyanna
Autora: Eleanor
H. Porter
Professoras:
Janete Pereira Porto
Leidiane Mara de Souza Batista
Renata Caldeira Silva Nascimento